A D3 Energias Renováveis nasceu dentro de um espírito de empreendedorismo de seus sócios que acumulam muitos anos de vida profissional no setor de energia. Em um mundo que caminha para uma forma sustentável de desenvolvimento parece claro que as oportunidades para todas as sociedades estarão atreladas onde exista:

  1. O desenvolvimento com forte ação na preservação do meio ambiente e na redução do aquecimento global.
  2. O desenvolvimento econômico em todas as suas vertentes, onde o compromisso de trazer opções de baixo custo para o consumidor e preservar a empresa com altos e justos índices de rentabilidade são funções dos sócios e de seus empregados.
  3. O desenvolvimento de oportunidades de negócios dando vida para novos entrantes no setor e promovendo o bem estar de populações.

Dentro desta visão menos visionária e mais pragmática de um novo mundo, A D3 Energias Renováveis cresceu em época de uma crise mundial caracterizada por desdobramentos políticos e sociais e inapelavelmente marcada pelo fator do COVID 21.

Se, de um lado, as dificuldades frutos do nascimento de uma empresa em meio a tantos pontos de atenção foram maiores, por outro lado não só a motivação por desafios de seus sócios mas o êxito em apresentar resultados marcou esta etapa de crescimento.

A D3 Energias Renováveis se inseriu em um mundo que não é ditado pelo sabor de dirigentes ou condicionamentos econômicos conservadores, mas ela é fruto de expectativa do consumidor em ter qualidade em energia com menores custos.

Por este motivo a D3 Energias Renováveis se integrou nesta sociedade com os 3 D’s da era moderna em energia:

Descarbonização

Descarbonização é a busca pela redução e a longo prazo, eliminação da emissão de gás carbônico pelas empresas e pessoas. O futuro da energia buscando as melhores alternativas para o meio ambiente.

Digitalização

Digitalização das formas de gestão e controle de plantas de geração de energia e nas trocas de energia em sua produção e consumo permitindo a ampla participação do PROSUMAGER.

Descentralização

Descentralização nas formas de produção e consumo de energia permitindo que se tenha as melhores fontes renováveis que alcancem o consumidor em todas as suas unidades de consumo.

Desenvolvimento de parques geradores em energia renovável e microgrids, aproximando o mercado e oferecendo soluções para consumidores e investidores.

Desenvolver 50 GW med em geração renovável em 5 anos, em diversas formas de gestão comercial e serviços.

Atuar com ética, atendendo nossa forma de compliance, com foco à sustentabilidade social, ambiental e econômica-financeira para os projetos.

Produtos e Serviços

  • Desenvolvimento de Projetos de Fazendas Solares de grande porte.
  • Projeto e Construção de Parques de Geração Solar de até 500 MWp.
  • Atendimento de mercado consumidor com energia renovável em qualquer nível de tensão ou faixa tarifária.
  • Comercialização de Energia para todo o mercado consumidor livre, incentivado e de Geração Distribuída.
  • Desenvolvimento de projetos em microgrids.
  • Desenvolvimento de projetos em energy storage
  • Carregamento Veicular

José da Costa
Carvalho Neto

Sócio Diretor da D3 Energias, de jan / 2018 até a presente data. Consultor na área de energia, de jan / 2017 até a presente data. Diretor Honorário do Conselho Mundial de Energia de set / 2020 até a presente data. Diretor Presidente da Diretoria Executiva da Eletrobras de fev / 2011 a jul / 2016. Presidente do Conselho de Administração da Eletrobras Furnas de março de 2011 a julho / 2016. Diretor Presidente da Diretoria Executiva da Arcadis Logos Energia S.A. de abr / 1999 a dez / 2010. Presidente do Conselho de Administração ou CEO da Diretoria de diversas SPEs correspondentes a projetos estruturados / implementados pela Arcadis Logos Energia S.A. de abr / 1999 a dez / 2010. Presidente do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Diretoria Executiva da Cemig de jul / 1998 a jan / 1999, após atuar como Diretor de Distribuição (1991 a 1997), Diretor de Projetos e Construções e Diretor de Produção e Transmissão em 1991 e cargos de Superintendente, Gerente de Departamento, Gerente de Divisão e Engenheiro (de 1973 a 1996) e Engenheiro e estagiário da antiga CFLMG, que posteriormente foi incorporada à Cemig (1966 a 1972). Presidente do Conselho de Administração da Gasmig de jul / 1998 a jan / 1999.

Carlos Augusto
Leite Brandão

Trabalhou na CEMIG em diversos setores, de 1979 até 2003, ocupando diversos cargos gerenciais. Vice Presidente da AES BRASIL de 2003 até 2008, sendo, ainda, Diretor Executivo da Southern Electric do Brasil, pelo mesmo período, sócia estratégica na CEMIG. Ainda, no mesmo período, presidiu a AES Força (construção de PCH). CEO da DESA- Dobrevê Energia (projeto, construção, operação e comercialização de energias renováveis – eólica, solar, PCH) de 2011 até 2015. CEO Interventor da ASMAE (hoje CCEE) no período 2001-2002. Membro do Conselho de Administração da CEMIG de 2004 até 2008. Membro do Conselho Executivo de Mercado do MAE, membro do Conselho de Administração da ASMAE DE 2000 até 2003. Membro do Conselho Fiscal da CCEE de 2004 até 2008. Membro do Conselho de Administração do ONS (Operador Nacional do Sistema) de 2004 até 2007. Membro do Conselho Executivo de diversas entidades e associações de classe, como ABRADEE, ABRAGEL, entre outras, em diversos períodos. Presidente da Associação Brasileira de Armazenamento e Qualidade de Energia – ABAQUE. Sócio-Diretor da D3 Energias Renováveis de jan / 2018 até a presente data.

 

César Vaz
de Melo Fernandes

trabalhou na Cemig por 35 anos. Ele ingressou na empresa em 1982 como engenheiro, ocupando cargos de responsabilidade crescente antes de ser nomeado Diretor de Desenvolvimento de Negócios. Foi Diretor de Construção de Furnas Centrais Eletricas S.A. Foi Membro do Conselho de Administração da Norte Energia S.A. – UHE Belo Monte. Também atuou como Membro do Conselho de Administração da Madeira Energia SA – UHE Santo Antônio, LIGHT SA (concessionária do Rio de Janeiro), Gasmig (distribuidora de gás de Minas Gerais), Axxiom (empresa de TI), Renova Energia SA ( renovável) e Ativas Data Center SA. O Sr. de Melo Fernandes foi responsável pelo setor de M&A da Cemig por 7 anos, como superintendente e diretor, sendo responsável por transações relevantes no Brasil, Europa e EUA. Coordenou, nos últimos 10 anos, a participação da Cemig e de Furnas em importantes leilões de transmissão e usinas da Aneel. Ele é formado em Engenharia Elétrica, com MBA em Gestão de Negócios e outro MBA em Finanças. Sócio-Diretor da D3 Energias Renováveis de jan / 2019 até a presente data.

Fernando Henrique
Schüffner Neto

É graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), com mestrado na mesma área pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e MBA em Administração de Empresas pelo Ibmec. carreira na CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), onde atuou por 30 anos em diversos cargos. Ele foi Diretor de Geração e Transmissão, Diretor de Distribuição e Comércio de ENERGIA e Diretor de Desenvolvimento de Negócios. Nesta posição, participou ativamente da gestão de todas as subsidiárias da Cemig, principalmente no crescimento dessas empresas, por meio de leilões de energia hídrica, eólica e solar, bem como na transmissão. Atuou como Diretor de Relacionamento e Desenvolvimento de Negócios da Andrade Gutierrez. Na Prumo Logística, atuou como Diretor Comercial e Diretor de Projetos Especiais. Participou também do Conselho de Administração de diversas empresas do setor de energia, Cemig, Renova Energia, Aliança Energia, Light Energia, Norte Energia (Belo Monte) e ONS Nacional Operador do sistema, entre outros. Atualmente é Sócio-Diretor da D3 Energias Renováveis, empresa especializada em Energia Solar Fotovoltaica.

Jose Luiz
de Melo Aguiar

Vice-Presidente e sócio da Orteng Equipamentos e Sistemas, responsável pela realização de todos os projetos de equipamentos e instalação no campo nos segmentos de Energia, Mineração e Metais, Óleo e Gás, Portos, Aeroportos, Saneamento, Telecomunicações para plantas, subestações e plataformas marítimas, e responsável comercial dos segmentos de Mineração, Metais, Óleo e Gás e indústria em geral. Responsável por 40 anos, pelo desenvolvimento, certificação e fabricação de produtos elétricos e de automação, com ensaios de tipo em laboratórios oficiais, tais como Cubículos Blindados de Media Tensão, Cubículos Blindados de Baixa Tensão, Inversores, Carregadores de Bateria, Fontes chaveadas para telecomunicação, Sistema supervisório SCADA, sistemas de IT industrial, Responsável pelo fornecimento dos sistemas turn-key (EPC) desde a Engenharia, fabricação de equipamentos elétricos e automação, suprimentos e construção e montagem de vários empreendimentos de geração, transmissão, distribuição e agua e esgoto. Atualmente é Sócio-Diretor da D3 Energias Renováveis, empresa especializada em Energia Solar Fotovoltaica.